quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Como investir na bolsa de valores


Se você já sabe o que quer fazer com seu dinheiro e porque investir em ações, deve começar de fato a investir.  Isso pode ser feito em poucos passos e você verá que aplicar seu dinheiro é tão fácil como investir na bolsa de valores

1) Escolha a sua Corretora

As negociações na bolsa são intermediadas por corretoras e bancos, assim, o primeiro passo para investir na bolsa é escolher qual corretora de valores está de acordo com o seu perfil.

Existem dezenas de corretoras e bancos que oferecem estes serviços, mas o nível do serviço prestado, as ferramentas e as tarifas variam muito de um lugar para o outro. Em geral, as corretoras apresentam taxas inferiores às dos bancos, mas muita gente prefere investir pelo seu banco, pela comodidade de não ter de abrir uma nova conta em uma corretora.

Se você for um investidor iniciante, considere também o apoio educacional que sua corretora oferece, ela será um dos principais aliados em aprender como investir na bolsa de valores.

2) Aprenda a usar seu Home Broker

Depois de passada a parte burocrática de envio de documentação, registro e autenticação nas corretoras, você terá acesso a uma plataforma online pela qual vai realizar suas ordens de compra e venda. Essa plataforma é geralmente disponibilizada pela grande maioria das corretoras e tem o nome de Home Broker, ou seja, o seu “corretor em casa” .

Cada Home Broker tem serviços e funcionalidades diferentes, mas, em geral, a lógica é a mesma. Você poderá configurar seu monitor da maneira que preferir para visualizar gráficos e cotações das ações.

Na maioria dos Home Brokers, basta clicar no ativo que aparecerá uma janela para que escolha preço e quantidade que quer comprar ou vender, após selecionas basta clicar no envio da ordem e aguardar que o negócio seja feito.

3) Escolha suas ações

Antes de realizar qualquer operação, se informe, leia sobre as empresas, analise seus resultados financeiros, ouça o que outros investidores estão comentando etc. Quando você já tiver mais conhecimento, poderá também utilizar Análise Técnica e Análise Fundamentalista para que sua escolha seja a melhor possível. 

4) Faça a sua oferta!

Existem milhares preços que outros investidores estão ofertando ou demandando, esse conjunto de preços se chama book de ofertas. O preço da ação é uma média desses preços. Por definição o preço que estão pedindo para vender o ativo (os ofertantes) é maior que o preço demandado por quem quer comprar, pois todo mundo quer comprar o mais barato possível.

Para ativos líquidos, se você quiser comprar a um preço muito abaixo do preço praticado naquele momento, pode ser que a operação não seja conclua no mesmo dia. Assim, se você acha que o preço do momento está interessante, mande sua oferta de compra ao preço de mercado mesmo que geralmente a operação será concluída em poucos segundos e você terá as ações que queria comprar.


5) Acompanhe o mercado

Depois de compradas as suas ações, seu trabalho como investidor ainda não acabou! Continue se atualizando constantemente com notícias, artigos, opiniões de analistas, etc. Aproveitar os momentos certos para vender é tão importante como saber qual ação comprar.

E por último, mas não menos importante:

6) Tenha disciplina!

Agora que você já sabe como investir na bolsa de valores, não esqueça: a única coisa certa nos seus investimentos em ações é que os preços vão subir e descer. Portanto, não fique desesperado com o sobe e desce do mercado, tenha foco e lembre-se do seus objetivos com este investimento.

No longo prazo e com um portfólio diversificado, a bolsa de valores é um investimento seguro e pode contribuir para que você alcance seus objetivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário