sábado, 21 de julho de 2012

Você sabe como agir em uma entrevista de emprego? Veja algumas dicas importantes.


Uma entrevista de emprego não se resume a responder uma dúzia de perguntas ou rezar para que seu currículo seja aceito. Uma preparação antecipada é de extrema necessidade. Se muitos profissionais, já empregados, têm dúvidas quanto à forma correta de agir em uma reunião ou até para manter contatos corriqueiros com seus superiores e colegas de trabalho, imagine quando você é o alvo de uma entrevista.


A etiqueta empresarial surgiu para te dar uma força nesses momentos de dúvida. Dominar determinada área técnica não é mais o único fator relevante para o sucesso profissional. "No mercado competitivo de trabalho, é exigido do profissional também a competência pessoal", afirma Lívio Callado, consultor de marketing pessoal e etiqueta empresarial, autor do livro "Relacionamentos Interpessoais". Podemos dividir nossas qualidades em dois patamares:



Competência pessoal
- Sentir-se feliz e satisfeito(a) consigo mesmo(a);
- Estar motivado todos os dias;
- Amar o que faz;
- Fazer sempre o melhor;

- Manter a tranquilidade e a calma. 


Competência profissional
- Escolher a profissão certa;
- Fazer cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento;
- Atualizar-se;
- Aceitar desafios.

Mas não pára por aí. A imagem é e sempre será seu cartão de visita. Portanto, quando for batalhar um emprego, deixe em casa as roupas coloridas, transparentes e decotadas, as saias justas, as bijuterias grandes e pesadas, aquele terninho pink, o sapato velho e desgastado.

Tente também evitar, ou melhor controlar o máximo o nervosismo. É totalmente compreensível que no momento da entrevista você fique nervoso, ansioso, impaciente, etc, mas são coisas que você aprende a controlar, pois esse fatores podem atrapalhar sua performance e acabar resultando na sua exclusão do processo seletivo.

Outro fator que está diretamente relacionado com sua imagem na hora da entrevista é a comunicação. De nada adianta estar muito bem vestido, andar corretamente, cumprimentar as pessoas adequadamente, se, na hora de expor suas idéias na entrevista, só ouve-se erros de concordância verbal, gírias, piadinhas de mau gosto, interrupções constantes para contar vantagem (achando que isso enriquecerá seu currículo...), etc. É importante manter um vocabulário formal e profissional na hora da entrevista. E sempre quando for questionada, pare, pense, formule sua resposta com calma e responda.

Uma última dica é ser verdadeiro, não invente, não minta sobre sua personalidade, suas qualidades, cursos feitos, pois pode ser que de primeira mão você seja selecionado mas como "mentira tem perna curta" uma hora ou outra ela irá aparecer e além do constrangimento que você irá passar, isso poderá resultar em sua demissão.


Segue por fim, um ótimo exemplo de como não fazer

Espero ter ajudado, Boa sorte para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário